Salvador

Localizada no centro histórico de Salvador, separando os bairros de Nazaré e Saúde do Pelourinho e Santo Antônio, a Baixa dos Sapateiros ficou nacionalmente conhecida através da canção do compositor mineiro Ari Barroso. Em sua época áurea, a Baixinha, como muitos ainda a tratam, ou Avenida J. J. Seabra - o seu nome oficial - fervilhava entre um comércio intenso e três das principais salas de cinema da cidade

Pelourinho visão da Pousada da Mangueira - Baixa do Sapateiro

Pelourinho visão da Pousada da Mangueira - Baixa do Sapateiro

Pelourinho visão da Pousada da Mangueira - Baixa do Sapateiro

Pelourinho visão da Pousada da Mangueira - Baixa do Sapateiro

Pelourinho visão da Pousada da Mangueira - Baixa do Sapateiro

Pelourinho visão da Pousada da Mangueira - Baixa do Sapateiro

Pelourinho visão da Pousada da Mangueira - Baixa do Sapateiro


A caminho do Farol da Barra encontramos o Forte de Santa Maria
Erguido a partir de 1614 com risco do engenheiro-mor e dirigente das obras de fortificação do Brasil, Francisco de Frias da Mesquita (1603-1634). Constituiu um comando unificado, entre 1624 e 1694, juntamente com o Forte de Santo Antônio da Barra e o Forte de São Diogo, com os quais cruzava fogos na defesa da barra do porto da Vila Velha, local de desembarque do primeiro donatário da Capitania (Francisco Pereira Coutinho, 1536), do primeiro governador-geral (Tomé de Sousa, 1549) e da primeira das Invasões holandesas do Brasil (Johan van Dorth, 1624). À época desta última, era comandante das três praças Paulo Coelho de Vasconcelos. ( fonte: Wikipédia )

A caminho do Farol da Barra, o inusitado - Arte na Areia - Um barato

Av sete de Setembro, no caminho do Farol da Barra

O Farol da Barra ou Farol de Santo Antônio localiza-se na antiga ponta do Padrão, atual Ponta de Santo Antônio, em Salvador, no litoral do estado da Bahia, no Brasil.
Torre troncônica em alvenaria com lanterna e galeria, 22 metros de altura e pintada com bandas pretas e brancas. O farol está construído no interior do Forte de Santo Antônio da Barra ( Fonte: Wikipedia )

No século XVII, o porto de Salvador era um dos mais movimentados e importantes do continente, e era preciso auxiliar as embarcações que chegavam à Baía de Todos os Santos em busca de pau-brasil e outras madeiras-de-lei, açúcar, algodão, tabaco e outros itens, para abastecer o mercado consumidor europeu.
No fim desse século, após o trágico naufrágio do Galeão Santíssimo Sacramento, capitania da frota da Companhia Geral do Comércio do Brasil, num banco de areia frente à foz do rio Vermelho, a 5 de maio de 1668, o Forte de Santo Antônio da Barra foi reedificado a partir de 1696, durante o Governo Geral de João de Lencastre (1694-1702), vindo a receber um farol - um torreão quadrangular encimado por uma lanterna de bronze envidraçada, alimentada a óleo de baleia -, de acordo com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, um dos mais antigos do Brasil e do Continente (1698), quando passou a ser chamado de Vigia da Barra ou de Farol da Barra ( fonte: Wikipédia )

Farol da Barra

Farol da Barra

Torre de Vigia Farol da Barra

Av. Oceanica vista do Farol da Barra

Vista do Morro do Cristo

O Pelourinho, popularmente chamado de Pelô, é o nome de um bairro de Salvador, a capital do estado da Bahia, no Brasil. Se localiza no Centro Histórico da cidade na área que abrange apenas as ruas que vão do Terreiro de Jesus até o Largo do Pelourinho,[1] o qual possui um conjunto arquitetônico colonial barroco português preservado e integrante do Patrimônio Histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura ( fonte: Wikipédia )

Pelorinho
A história do bairro soteropolitano está, intimamente, ligada à história da própria cidade, fundada em 1549 por Tomé de Sousa, primeiro governador-geral do Brasil, que escolheu o lugar onde se localiza o Pelourinho por sua localização estratégica - no alto, próximo ao porto e com uma barreira natural constituída por uma elevação abrupta do terreno, verdadeira muralha de até noventa metros de altura por quinze quilômetros de extensão, facilitando a defesa da cidade ( fonte: Wikipédia )

Largo do Cruzeiro

Convento de São Francisco
Localizadas no coração da cidade, as estruturas foram erguidas entre os século XVII e XVIII e são consideradas uma das mais singulares e ricas expressões do Barroco brasileiro, apresentando, em especial a igreja, uma faustosa decoração interior. Foram tombadas pelo Iphan, classificadas como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, e fazem parte do Centro Histórico de Salvador, que hoje é Patrimônio da Humanidade.

Convento de São Francisco

Pelourinho

Pelourinho - Igreja Nossa Senhora do Rosario dos Pretos
A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é uma igreja católica de Salvador, Bahia, construída no século XVIII. Está localizada no Centro Histórico de Salvador, na ladeira do Pelourinho. É parte do centro histórico da cidade declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

É um bairro de Salvador, na Bahia, no Brasil. Possui três praias frequentadas pela população local e turistas: a praia de Itapuã, a praia de Placafor e a praia do Farol de Itapuã. Nesta última, localiza-se o Farol de Itapuã. No bairro, se localiza a lagoa do Abaeté, um símbolo da cidade. Ao redor da lagoa, existe um parque metropolitano de preservação inaugurado em 1993, o Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté. No mais, encontram-se, no bairro, vários hotéis de luxo e loteamentos das classes média e alta.
É também citada na música de Vinicius de Moraes, Tarde em Itapuã.

Praia de Itapuã

Praia de Itapuã

Praia de Itapuã

Praia de Itapuã